Fim da EIRELI: entenda o que ocorreu

Entenda O Fim Da Eireli Blog - EXECUTIVA ASSESSORIA CONTABIL LTDA

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Entenda o que ocorreu e se realmente será o fim da EIRELI!

Saiba o que irá acontecer após o fim da EIRELI e o que ocasionou essa mudança

A modalidade EIRELI surgiu em 2011 como uma alternativa para empresários que almejavam constituir empresa de forma individual, sem comprometer seus bens pessoais. 

Dessa forma, ao longo dos anos, foi a opção para a constituição de muitas empresas, até o presente momento, em 2021, quando o fim da EIRELI foi anunciado. 

O assunto ainda tem causado dúvidas em muitas pessoas, por isso preparamos este artigo especialmente para esclarecer o que ocorreu e para mostrar quais são os impactos gerados por essa medida. 

Assim, se você está enquadrado na modalidade EIRELI, não se preocupe, pois vamos orientá-lo sobre como proceder.

Fim da EIRELI: entenda os detalhes

A fim de entender essa questão e de dar fim às dúvidas, vamos começar recapitulando o funcionamento da EIRELI.

Sigla para Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, como mencionamos, foi constituída por meio da Lei 12.441/2011 e tinha como os dois principais benefícios:

  • Poder ser constituída por apenas um sócio; 
  • Responsabilidade Limitada, ou seja, não envolvia bens pessoais. 

Entretanto, um ponto crítico que inviabilizou que muitos optassem por essa alternativa é o fato de precisar de um capital social mínimo de 100 salários mínimos para poder abrir empresa nessa modalidade.

O que levou ao fim da EIRELI? 

A situação que trouxe o tema “fim da EIRELI” à tona foi a publicação no Diário Oficial da União do dia 27/08/2021 – que, por meio da Lei 14.195/21, prevê o fim desse tipo de empresa. 

Mas então, o que irá ocorrer com as empresas EIRELIs?

Segundo as normas divulgadas, todas essas empresas irão se tornar Sociedades Limitadas Unipessoal – SLU, sendo que estão vigentes desde o dia da publicação.

Apesar disso, está sendo aguardada a divulgação de um ato pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração, com a finalidade de definir como irá ocorrer a transformação das empresas EIRELI para SLU.

Como proceder diante dessa situação?

Mudanças costumam ocorrer e gerar dúvidas, especialmente sobre como proceder do ponto de mudança em diante. 

Sendo assim, se a sua empresa é enquadrada como EIRELI, o ideal é aguardar novas informações sobre como irá ocorrer essa transição e, claro, contar com o suporte de profissionais contábeis de sua confiança.

Assim, você tem a garantia de profissionais que estão acompanhando tudo o que está ocorrendo sobre o assunto e que estarão preparados para te auxiliar a proceder da forma mais adequada e condizente com a realidade da sua empresa diante dessa situação.

Conte com quem está pronto para te ajudar!

Para ter o suporte necessário e orientação de especialistas que vão direcioná-lo para o melhor caminho nessa e em qualquer outra situação necessária, é só entrar em contato conosco.

Nossa equipe composta por profissionais qualificados, experientes e preparados para te ajudar está à disposição para entender as especificidades do seu negócio e para te auxiliar a fim de mantê-lo no caminho do desenvolvimento. 

Portanto, basta entrar em contato conosco agora mesmo e entender mais detalhes sobre o que podemos fazer por você!

Fonte: Abrir Empresa Simples

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Conheca Agora Os Principais Problemas Fiscais E Saiba Como Evita Los E Fique Em Dia Com O Fisco Blog - EXECUTIVA ASSESSORIA CONTABIL LTDA

Problemas fiscais: Quais são e como evitar

Problemas fiscais: Veja quais são e como evitá-los Apesar de ser uma questão que não agrada o empreendedor, qualquer empresa está suscetível a ter problemas fiscais, a melhor forma de evitá-los é conhecer quais são e saber como agir em

Ir Prorrogado Aproveite O Novo Prazo Para Se Preparar E Para Entregar A Declaracao Corretamente Blog - EXECUTIVA ASSESSORIA CONTABIL LTDA

IR prorrogado? Saiba mais!

Tudo o que você precisa saber sobre o IR prorrogado O IR foi prorrogado pela Receita Federal! Aproveite para aprender como entregar a declaração sem erros A declaração do IR 2022 foi prorrogada! Aproveite o novo prazo para se organizar

Dicas De Como Parcelar A Declaracao Do Ir Blog - EXECUTIVA ASSESSORIA CONTABIL LTDA

Descubra agora como parcelar a declaração do IR

3 dicas de ouro para parcelar declaração do IR Saiba como parcelar a declaração do IR e evite a inadimplência com a Receita Federal Ao preencher a declaração de Imposto de Renda e ao informar todos os rendimentos, os pagamentos

O Guia De Que Voce Precisava Sobre As Isencoes Do Irpf 2022 Blog - EXECUTIVA ASSESSORIA CONTABIL LTDA

Saiba como funcionam as isenções do IRPF 2022

Descubra se você tem direito às isenções do IRPF 2022 Tudo o que você precisa saber sobre as isenções do IRPF 2022 O prazo para entrega da declaração do IRPF 2022 começou no dia 07 de março e seguirá até

Saiba Como Declarar Investimentos No Imposto De Renda Blog - EXECUTIVA ASSESSORIA CONTABIL LTDA

Saiba como declarar investimentos

Você ainda não sabe como declarar investimentos ao imposto de renda? Veja como declarar investimentos no imposto de renda O imposto de renda é algo em que existem diversas características que devem ser cumpridas.  Para declará-lo, é preciso desde o

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Esclareça suas dúvidas sobre o capital social e entenda como…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat